sábado, 5 de setembro de 2009

Leitura de clássicos do Romantismo - 2ª série do Ensino Médio

Olá, caríssimos alunos!

Feita a leitura da obra que vocês escolheram, postem aqui a análise e os comentários. Levem em consideração critérios como:

* presença de título do livro, nome do autor e nome dos alunos;
* pertinência entre conteúdo e a análise;
* texto coeso e coerente;
* nível de criticidade.

Sucessos na atividade!

5 comentários:

  1. “O romance “O guarani”, escrito por José de Alencar (nascido em 1º de maio, de 1829, em Macejana, ( Ceará) nos conta as aventuras e romances que acontecem entre os principais personagens:Cecília, Peri, Isabel, Álvaro e Loredano.
    O quarteto amoroso era Cecília, Peri, Loredano e Álvaro. Este último faz bater mais forte o coração de Isabel, mas não era correspondida.
    A história se passa em um ambiente florestal às margens do Paquequer. D.Antônio de Mariz era um fidalgo português casado com D.Lauriana, esta era paulista e tinha como filhos D.Diego de Mariz e D.Cecília.
    D.Diogo matou, sem querer, uma índia da tribo aimoré , que ficaram tão revoltados e planejaram um ataque à casa do fidalgo, incendiaram a casa, matando todos que haviam nela exceto Perí e Cecília.
    A obra, tem partes que estão de acordo com a realidade, mas também tem muito romantismo e fantasia. É uma obra muito interessante, usa uma linguagem simples ao mesmo tempo difícil de entender.”


    Vilma Santos, Naciane Dias e Daniela Sena .

    ResponderExcluir
  2. ''Inocência, um romance criado a partir da realidade do sertão, procura descrever o próprio com clareza e objetividade, incluindo personagens de portes e costumes diferentes.Envolve o amor impossível de Cirino e Inocência, uma mulher exemplar de respeito, prometida em casamento a Manecão Doca, o que produz um grande conflito.
    Um amor com resistência e insistência, que acaba provocando um final triste e ao mesmo tempo belo, onde Cirino é morto por Manecão Doca e Inocência também morre, mas é revivida como nome de borboleta.''
    Geniclécia Lima, Paulo Lima e Cleuza Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. O livro ''Senhora'' traz a historia de Aurélia, que é uma moça majestosa com 18 anos.
    Ela é estrela, rainha, deusa, musa, rica e formosa. Os limites da descrição realista insiste em criar um
    mundo cheio de sonhos em que a beleza e a fortuna triunfam sobre tudo.
    Aurélia parece ter um porte duplamente encantado; ''é flor em vaso de alabasto''; ''raio de sol na prisma do diamante''.
    Devemos considerar o conjunto de imagens do livro, ligado ao enredo e às personagens. Essa obra
    é muito importante, pois nos mostra a força que o dinheiro aje sobre as pessoas que é até capaz de separar duas pessoas que se amam. Tem uma linguagem subjetiva que nos aproxima da nossa realidade.

    Daniela Sena e Cristina Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser uma obra que faz parte do Romantismo, o livro Memórias de um Sargento de Milicias, de Manuel Antonio de Almeida que por ser jornalista só publicou esse obra, está repleto de realismo, como podemos observar no trecho abaixo:

    "Ser valentão foi em algum tempo ofício no Rio de Janeiro; havia homens que viviam disso: davam pancada por dinheiro, e iam a qualquer parte armar de propósito uma desordem, contando que lhe pagasse, fosse qual fosse o resultado"

    Uma característica do Romantismo presente no trecho é que traz uma visão bem próxima da realidade, mostrando comportamento das pessoas de classe baixa e que fazem de tudo pelo dinheiro, não se importando com as consequências, problema social existente no Rio de Janeiro em 1854 e que se faz presente hoje em todo o país, o que podemos dizer que não é uma obra que ficou presa no tempo. Faz uso de uma linguagem da época com palavras desconhecidas nos dias de hoje. É uma obra que tem muito valor e por trazer características de duas épocas da literatura: o Romantismo e o Realismo.


    Edgar Ramos

    ResponderExcluir
  5. Manuel Antonio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro,no dia 17 de novembro do ano de1831.Igressou na Academia de Medicina,trabalhou como revisor e redator do Jornal Correio Mercantil. Em 1852/1853 publicou em folhetins no suplemento domical "Apacotilha'' do correio Mercantil, o primeiro romance "Memória de um Sargento de Milícias", foi publicado no Rio de Janeiro.Entre outros tempos, em1861 publicou "Dois Amores". Faleceuno dia 28 de novenbro no naufrágio do vapor Hermes, no Rio de Janeiro.

    O Romance "Memória de um Sargento de Milícias" relata a história de um menino, seus costume,hábitos, paxões, o aventureiro Leonardo. O primeiro capítulo relata a infância do pequeno e as travessuras até sua juventude. Leonardo é filho de Maria e Leonardo Pataca. Convivia com o padrinho que, muitas vezes, satisfazia os seus gostos. Ao longo do tempo adquiriu uma certa autoridade, na familia; ao menos, não abusava e sabia opinar, obedecendo.

    Leonardo se apaixonou por uma jovem, que se casou com outro para satisfazer o gosto da sua tia e, depois de muito tempo, o marido dela faleceu e, finalmente, Leonardo ficou com a tal Luizinha. O pai de Leonardo faleceu, a tia de Luizinha também e ele se tornou um Sargento de Milícias.



    Leidiane Reis, Jair Nascimento e Valéria Menezes

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Canta Cecília Meireles: "Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, - não sei, não sei. Não sei se fico ou passo." A vida é mesmo esse mundo de inquietações e contrários que na verdade a tornam belissimamente rica. Isso me permite ser... Nildo. Sou casado, tenho uma lindíssima filha! Professor do Colégio Estadual Duque de Caxias, graduado em Letras Vernáculas, pós-graduado em Metodologia e Prática da L. Portuguesa. No momento, me emaranho com Psicanálise e Mídias e Tecnologias. Isso talvez diga muito ou nada. Gostar mesmo é de ter os gostos que tenho e ninguém tasca (rsrsrsrs). Gosto de lidar em Língua Portuguesa, Redação, Filosofia, Sociologia com a arte da subjetividade, como o voo ou o mergulho na inexatidão, nas descobertas, nas mudanças e inconstâncias do ser humano. Acho que é isso que faz a vida mais interessante! Católico, já conquistei muito, mas ainda busco passear tranquilamente pelo universo da religiosidade, pois acredito num Deus sinônimo de amor. Família, música, filme, livro, silêncio, pessoas, amigos, viagem.... me dizem muito sobre o porquê de eu estar aqui.

Seguidores