terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aos alunos da 3ª série do Ensino Médio - Colégio Estadual Duque de Caxias


Caros alunos,

Este é um início de uma nova jornada de actividades! De um modo diferente, vamos em busca de construções, análises, compreensões, interpretações de nossos textos cotidianos, imagéticos, verbais entre tantos outros com que costumamos trabalhar. Busquemos mais uma forma de olhar a realidade a nossa volta. Há muito ainda a ser visto.

Comecemos?

Após a leitura do texto Palco da vida, de Fernando Pessoa, postem um comentário, levando em consideração:

a) as discussões que fizemos em sala sobre vivências e experiências;
b) as suas posturas em relação à vida;
c) o seu conceito de felicidade;
d) outros pontos de reflexão que julgar importantes.
Bom trabalho!!!

21 comentários:

  1. “Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver...”

    Tudo podemos fazer, basta querermos e irmos em busca. Lutar para que tudo aconteça de maneira certa e na hora certa é fundamental, pois sabemos que não existe vida perfeita e nem felicidade eterna, apenas momentos bons que guardamos pra sempre, e nisso concordo com Pessoa.


    Géssica Gomes

    ResponderExcluir
  2. Podemos comprovar que o autor Fernando Pessoa esta refletindo como é a vida e como ela deve ser vivida. Diante desse trecho podemos ver que a vida não é feita só de coisas boas, temos que aprender a lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades que a vida oferece pois só assim conseguiremos ter uma vida digna.

    Tailla Ramos

    ResponderExcluir
  3. "Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história."

    As pessoas são vítimas de si mesmas, das suas atitudes e sentimentos mesquinhos. É importante, como diz Fernando Pessoa, deixar de ser vítima para ser autor da própria história é para as pessoas corajosas e capazes de enfrentar desafios. A vida possui muitos obstáculos, por isso é importante exercitar a emoção e enfrentar todos os obstáculos.
    Nisso consiste a vida: deixar de ser platéia, para subir no palco e ser o autor da sua própria história.

    ResponderExcluir
  4. Às vezes as pessoas acham que a vida não tem mais nenhuma importância e desistem de si mesmas.Muitas porque acham que nunca vão conseguir seus objetivos, outras porque se entregam a um mundo cheio de tristezas, mágoas e misérias. Não sabem que a felicidade só depende de cada um enfrentar as derrotas e construir-se. Muitas vezes desisti de mim mesma, mas os obstáculos porque passei abriram as janelas da minha inteligência para mostrar de que "eu" sou capaz. Por isso, compreendo em Fernando Pessoa no seguinte trecho "usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência".

    Laiane dos Reis

    ResponderExcluir
  5. A vida é o bem mais valioso que todos nós temos. mas muitos não percebem isso e estragam indo para o caminho errado:
    o mundo do crime, das drogas, violências... Essas pessoas poderiam ter uma vida diferente.
    Há pessoas que acham que o dinheiroe o poder é mais importante que tudo. Como Fernando pessoa diz: Essas pesoas devem "deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós".
    A vida é bela para quem sabe viver.

    Joédino

    ResponderExcluir
  6. Para Fernando Pessoa ser feliz é ser singelo é saber suas imperfeiçoões, é saber que necessita do próximo e acolhê-lo acima de tudo. Temos que viver cada pedacinho de nossa vida sendo ele bom ou ruim.O poeta nos mostra que temos que comemorar as vitórias, mas não irmos as alturas porque quanto mais alto maior a queda. Não temos que nos abater com as derrotas, mas tirar lições para que na próxima batalha possamos vencer.

    Hebert Santos Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Tempos atrás, raiva, ódio, felicidade e amor eram sensações que eu julgava não entender, pois achava que não sentia. Nesse período, náo valorizava pessoas que não fossem da minha familia. Passados alguns anos, ouvi dizer do valor que tem uma amizade, comecei a dar importância aos "forasteiros". Com eles aprendi a sentir raiva, ódio e, por outro lado, aprendi também a, juntos, amarmos, enfrentarmos obstculos e desilusões. Passei por emoções .
    Vivi, e depois de tantos momentos, sei como é a felicidade e, que ela nem sempre está presente. Penso saber onde encontrá-la e tenho idéia também a onde encontrar os prazeres da vida.

    Saulo Almeida

    ResponderExcluir
  8. Segundo Agusto Cury "A vida é uma dádiva, a coisa mas importante porque foi disputada por milhões de concorrentes e tínhamos tudo pra perder, ser um derrotado, mas conseguimos e estamos aqui e por isso não devemos desperdisçar uma conquista tão dificil.
    Não tenho tanta experiência com a vida porque sou muito jovem, mas pretendo viver bastante. Pra mim, felicidade é estar bem com minha familia.

    Elimárcia Santana

    ResponderExcluir
  9. '' Sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência .''
    Ás vezes, na vida, nos desesperamos ou nos preocupamos com coisas pequenas e deixamos de viver os mais belos momentos que a vida nos proporciona. Como diz Fernando Pessoa: '' Ser feliz nao é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza...'' e assim tirar algo de bom, nas situações que julgamos como tristes ou até mesmo como fracassos. Afinal na vida tudo é aprendizado e é nos fracassos, nas quedas que seguimos um pouco mais crescidos e arrependimentos nos lançam para frente.
    A vida sempre continua, é importante irmos à luta.


    ALDICLÉCIA RAMOS

    ResponderExcluir
  10. O TEXTO "PALCO DA VIDA', DE FERNANDO PESSOA, NOS PASSA IDÉIAS DO QUE É SER FELIZ .
    QUE SER FELIZ É ATRAVESSAR DESERTOS FORA DE SI, OS DESERTOS QUE NA VERDADE MUITA
    GENTE TEM MEDO DE ATRAVESSAR, E QUE É REALMENTE UMA PASSARELA PARA BRILHARMOS
    COMO ASTROS ESPACIAIS. POR CAUSA DESSE MEDO, MUITAS OPORTUNIDADES SÃO APAGADAS
    E A CHANCE DE CONQUISTARMOS ALGO QUE DESEJAMOS É ABSOLUTAMENTE INTERROMPIDA PELLO
    MEDO DE SERMOS FELIZES.

    MAÍSE DE LIMA ARAÚJO

    ResponderExcluir
  11. “Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei".
    É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer "eu te amo".
    É ter humildade da receptividade.”

    È importante ter coragem de assumir os erros ter coragem para dizer “te amo”. Dizer eu posso eu conseguir! A felicidade é algo além da razão e da imaginação, sem ela é impossível viver. O texto de Pessoa ilustra muito bem isso.

    Maria José de Jesus Bispo

    ResponderExcluir
  12. Para as pessoas serem felizes não há necessidade de todas as coisas bonitas e boas. Algumas conseguem tudo e outras nada. Essas pessoas que não conseguem nada, ficam se lamentando e deixam-se levar pela fraqueza da vida, não têm coragem de seguir em frente. Elas podem viver, tendo a conciência de que cada um foi escolhido de um jeito.
    Como diz Fernando Pessoa: ''Para sermos felizes não é so ter uma vida perfeita ,mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância."

    vanessa silva

    ResponderExcluir
  13. "Pedra no meu caminho?Guardo todas...Um dia vou construir um castelo!"
    Por mais dificuldades que enfrentemos, jamais podemos desistir,pois um dia essa mesma "pedra" pode nos trazer grandes felicidades.Às vezes magoamos as pessoas de quem gostamos muito, sem pensar, talvez por não sabermos a importância que elas têm. Jamais podemos deixar que essas "pedras" estraguem nossa felicidade, pois não devemos baixar a cabeça diante das dificuldades e sim seguir em frente que um dia chegaremos onde desejamos.

    Gilvoneide Mascarenhas

    ResponderExcluir
  14. ,dinheiro, casa na compreensão dos outro, nas pessoas bonitas e assim por diante. Além disso ''as pessoas''se interessam pela outra não para ser felizes, mas para desejar o que ela tem ou até mesmo conviver pelo seus bens materiais.
    Uma outra preocupação para as pessoas é a forma de viver ,elas tentam prever próprio futuro, sem saber que sua vida com o passar dos anos torna-se sempre jovem e mais ativa, porque graças a experiência sabem viver melhor.
    cada pessoa que conhecemos tem experiência de vida diferentes, porque na verdade o mundo exterior,
    Assim sendo, é necessário viver o dia de hoje com alegria, com fé em alto astral, curtindo cada momento prazerosamente.




    LUCYANA CRUZ

    ResponderExcluir
  15. "Você pode ter defeitos,viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo."

    Nesse trecho, por exemplo, Fernando Pessoa mostra que a vida é a coisa mais importante que temos nas mãos, porém devemos viver com uma boa atuação nesse conflito que é a vida, pois estamos nesse mundo por passagem e devemos fazer de tudo para não sermos maus humanos nesse pouco tempo.
    Em alguns momentos ficamos atormentados com os obstáculos que enfretamos, mas tudo isso é coisa passageira e devemos deixar para trás e "curtir"a vida cheia de alegrias e felicidades como ela é.

    Jeferson Lopes da Silva

    ResponderExcluir
  16. “Ser feliz é naõ ter medo dos próprio sentimentos é saber falar de si mesmo.E ter coragem para ouvir um naõ e ter coragem ouvir um naõ ter segurança para receber uma critica”.
    O importante da vida e saber que nos temos que enfrentar tudo na vida . Um dia vamos ter coragem de receber um não ou sim de alguém e acabar com a critica que temos dentro de nós.

    Natalina Silva

    ResponderExcluir
  17. Na vida todos nós temos alguns medos, e talvez devido a esses medos, pensamos que não somos capazes de enfrentar os obstáculos que encontramos ao longo do caminho. Devemos correr atrás da felicidade para termos êxito em nossas vida.

    Rafael

    ResponderExcluir
  18. Nós vivemos num mundo cheio de experiências. Cada vez mais nascem, crescem e se desenvolvem novos conhecimentos. Num mundo cheio de aventuras,podemos ter certeza de que faremos nossas próprias histórias e conquistaremos o que quisermos. É uma luta agradável, pois, o bom na vida, é experimentar aquilo que ela nos oferece, embora nem sempre tenhamos acesso.
    Felicidade pra mim, é viver tranqüilamente nesse mundo cheio de aventuras.

    Carlos Santos Araújo

    ResponderExcluir
  19. “DESEJO QUE A VIDA SE TORNE UM CANTEIRO DE OPORTUNIDADES PARA VOCÊ SER FELIZ”.

    O importante da vida é saber que temos que enfrentar toda oportunidade. Nem sempre somos felizes porque deixamos todas as oportunidades irem embora e não corremos atrás.

    CASSIANE SANTOS

    ResponderExcluir
  20. A vida é de vários sentidos: alegria, felicidades, tristezas e dor. Mas o que eu aprendida experiéncia da minha vida, é que para viver é presciso superar vários obstáculos, seja na amizade, nos palcos e em vários aspectos .
    Ser feliz para mim é conquistar amigos, amigas perder o medo das pessoas, passar por grandes experiências de vida, tanto no colégio quanto em outros espaços.
    Tenho uma felicidade imensa, de viver por não ter desistido em momento algum dos estudos. Isso para mim é uma responsabilidade.

    Mércio

    ResponderExcluir
  21. "Jamais desista de se mesmo"

    Para que tudo dê certo é necessário que nunca desisamos de nós mesmos, enfrentemos as dificuldades, buscando sempre o desenvolvimento, nunca desistindo dos ideas.

    Márcio

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Canta Cecília Meireles: "Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, - não sei, não sei. Não sei se fico ou passo." A vida é mesmo esse mundo de inquietações e contrários que na verdade a tornam belissimamente rica. Isso me permite ser... Nildo. Sou casado, tenho uma lindíssima filha! Professor do Colégio Estadual Duque de Caxias, graduado em Letras Vernáculas, pós-graduado em Metodologia e Prática da L. Portuguesa. No momento, me emaranho com Psicanálise e Mídias e Tecnologias. Isso talvez diga muito ou nada. Gostar mesmo é de ter os gostos que tenho e ninguém tasca (rsrsrsrs). Gosto de lidar em Língua Portuguesa, Redação, Filosofia, Sociologia com a arte da subjetividade, como o voo ou o mergulho na inexatidão, nas descobertas, nas mudanças e inconstâncias do ser humano. Acho que é isso que faz a vida mais interessante! Católico, já conquistei muito, mas ainda busco passear tranquilamente pelo universo da religiosidade, pois acredito num Deus sinônimo de amor. Família, música, filme, livro, silêncio, pessoas, amigos, viagem.... me dizem muito sobre o porquê de eu estar aqui.

Seguidores